- Pixel: Unidade elementar do brilho e cor de imagem digital. Tamanho da imagem depende da resolução (quantidade de pixeis) Pixel é codificado de acordo com a cor e o brilho que representa.
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- Resolução: quantidade de informação que a imagem contem por unidade de comprimento, isto é, o número de pixeis por polegada, ppi (pixels per inch). dpi – dots per inch (nº de pontos por polegada) para impressora, scanner.
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- Profundidade de cor: representa a quantidade de informação, em bits, por cada píxel.
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- Tamanho do Ficheiro: Quanto maior é a resolução da imagem maior é o tamanho do ficheiro de armazenamento.
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- Modelo RGB:
O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue).
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representadas pelos seguintes valores nos vários formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a 255;
- Percentagem: de 0% a 100%;
- Hexadecimal: de 00 a FF.
O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, seguindo-se prontamente o exemplo de algumas cores no cubo existentes:
- Preto: (0,0,0);
- Branco: (1,1,1);
- Azul (B): (0,0,1);
- Vermelho (R): (1,0,0);
- Verde (G): (0,1,0)
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz transmitida por equipamentos electrónicos como monitores e ecrãs de televisão.
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- Modelo CMYK:
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel. Esta assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, representando as áreas brancas a inexistência de tinta e as áreas escuras uma concentração de tinta.
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- Modelo HSV:
O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico, pois para os artistas plásticos este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB. Sendo assim, estes obtêm as cores das suas pinturas através da combinação da tonalidade com elementos de brilho e saturação e não através de combinações de vermelho, verde e azul.
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- Modelo YUV:
O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente cor (U=blue-Y e V=red-Y).
O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.
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