quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Ficha de Trabalho nº 3


Os programas de computador que trabalham com imagens podem ser:

  • Programas bitmap ( imagem) 
  • Programas vetoriais ( gráficos ou desenho)

Programas bitmap: 

  • O formato bitmap é baseado num mapa de bits.
Programas vetoriais: 

  • O formato vetorial baseia-se em fórmulas matemáticas.

Compreensão: A compressão de dados é o ato de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo. 
    As técnicas de compreensão de imagem podem ser de duas naturezas diferentes:


  • Compreensão sem perdas: Quando a compreensão, seguida da descompressão, preserva integralmente os dados da imagem.
  • Compreensão com perdas:  Quando a compreensão, seguida da descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem.

Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

  • BMP (Bitmap): Um ficheiro BMP é um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a um suporte indexado. Permite a escolha de profundidade entre 1 bit e 24 bits por pixel e suporta até 16 milhões de cores (24 bits).
Imagem 1

  • GIF (Graphics Interchange Format): Pode-se traduzir como “formato para intercâmbio de gráficos” é um formato de imagens de mapa de bits muito usado quer para imagens fixas, quer para animações.  É uma extensão aplicada a imagens comprimidas e codificadas pela especificação LZW, método que não acarreta perda de informação, ou seja, uma imagem GIF pode ser lida e gravada infinitas vezes e sempre será idêntica à original. É o único formato a suportar animação.

Imagem 2

  • JPEG (Joint Photographic Experts Groups): É um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite escolher o tamanho de armazenamento e o seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão pouco perceptível com perda na qualidade da imagem.


Imagem 3

  • PDF (Portable Document Format): É um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de texto e imagem de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução. Por exemplo, um documento criado no Microsoft Word quando é convertido para o formato PDF, poderá ser visualizado em outros dispositivos de forma idêntica ao documento original, independente de ter ou não o programa Word instalado.

Imagem 4

  • PNG (Portable Network Graphics): É um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Este formato livre suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), e outras características.


Imagem 5

  • TIFF (Tagged Image File Format): O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmap de dimensão considerável (mais de 4 Go comprimidos), sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.


Imagem 6



Formato de ficheiros de imagem vetorial:
  • CDR: É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW.


Imagem 7






Fontes:




1 comentário:

  1. Great logo generator turbologo.com I created there for couple of minutes logo

    ResponderEliminar